segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dia pró-comunismo ou pró-capitalismo?!?!

Dia histórico.1º de maio.Grande marco para o proletariado . Dia do trabalho.Um dia especial que simboliza a luta por condições humanas para viver.Um dia que em sua origem remonta a morte de manifestantes proletários pelas mãos indiretas de burgueses.Um dia que fomentou o socialismo no interior dessa classe social.Um dia que remete a crescente do ideal comunista contra o capitalismo.

Hoje, é anunciada a morte de Osama Bin Laden,o terrorista mais procurado e temido no Ocidente, derrotado pelo terrorista mais temido no Oriente(os EUA).Explico-me com breve palavras: os dois promovem massacres as custas de seus ideais.Oh! 1º de maio! Que dia conveniente para morrer!E há quem diga que as tradições estão se perdendo,os signos e símbolos já não são mais validados,grande engano.Morrer em um 1º de maio é matar nao só o mau atual (o medo do fundamentalismo,do  terrorismo mulçumano) mas também o medo do socialismo.É sacramentar embaixo de pedra por pedra, ou melhor, de corpo por corpo o fim dessa disputa politico-ideologica.Morrer em um 1º de maio é ter nostálgia de tempos em que os Estados Unidos tinha sua moral e poder impecáveis e que hoje após guerras do Iraque,Afeganistão,crise econômica de 2008,ascensão chinesa comunista,(Nossa!Veja!Seria ilusão de um pensador essa intrínseca relação entre a vitoria norte-americana contra um inimigo terrorista, no mesmo dia da ascensão e marco histórico de seu antigo maior rival?Este inimigo que por décadas e por vezes, obteve vitorias,renascido no nosso quadro geo-politico em que uma China ,que alguns dizem de ‘’economia mista’’, mas de politica firmemente socialista, ganha mercados e poder mundial frente aos EUA?)Sim.Pode ser conscidencia,claro que pode.
Qual seria o significado para o povo americano a morte do  seu mais recente algoz no mesmo dia em que celebra-se um dia tão importante para o socialismo,porquanto que no quadro geo-politico ressurgi esta disputa surda entre capistalismo e socialismo?Existiria de fato uma guerra inaudível entre os Estados Unidos contra  China comunista?Ou seria isso  uma divagação minha perante o verdadeiro fato,a suposta justiça contra o ''Eixo do Mal'' ?Sendo que as entrelinhas da historia nos mostram que tudo,ou melhor,quase tudo é movido por razões econômicas?Mas vale lembrar : nada é tão simples e belo quanto parece.Vislumbre de forma profunda a questão e verás isto!

O brilhantismo norte-americano é fantástico.Em um só dia pretendeu acertar dois vilões do seu mundo com um só golpe.No discurso do seu presidente,negro com nome mulçumano,faz a prerrogativa de que a ‘’justiça’’ foi feita.E como Nietzsche discursa em sua obra  ‘’ A Genealogia da Moral’’ e diz que muitos homens que se julgam ‘’bons’’ proclamam a justiça quando deveriam estar declamando o que fizeram em nome da vingança.Vingança de uma nação que na disputa entre religiões mostra-nos a sua própria: o ‘’americanismo’,’ em que só eles são os homens ‘’bons’’ os ‘’justos’’ os ‘’defensores da paz e ordem mundial’’ (na verdade,a nação mas prenconceituosa até hoje)como sempre se auto-intitularam e por isso se ouvi ‘’god bless the united states’’ e Deus abençoe essa religião que eles chamam de Estado. Assim, temos milhares em torno de diversos pontos dos EUA comemorando e felizes com a morte de um ser humano. Seria isso justiça dos homens(teoricamente baseada na leis)?Seria isso justiça animal(teoricamente baseada na vingança no clichê ‘’olho por olho,dente por dente)?

O mais belo de tudo isso foi o jornalista da globonews compartilhar de minha indignação e por duas vezes efetuar uma troca de nomes falando que ‘’ Obama morreu’’ e que ‘’Osama discursou na casa branca’’.Segundo Freud  a troca,confusão de nomes em muitos dos casos se revela um insulto a pessoa que teve o nome trocado.   Apesar da proximidade fônica entre os nomes,é simplório de mais para mim imaginar que não há um inconsciente,uma pensamento reprimido. Que grande sutileza da mente humana,ao vivo ,o que alguns chamariam de ‘’gafe’’,eu chamo de sopro silencioso de um desejo do fim do imperialismo,um sutil ideal oculto vem a tona,talvez,nao o falido socialismo stalinista ou cubano, mas a ideologia de igualdade entre as pessoas ressoa na origem do pensamento comunista e alcança um comunicador das massas que expressa seu inconsciente desejo de ver o Osama na casa branca discursando,já imaginou?Alguns chamariam de cômico outros de trágico.Eu fico com a primeira opção.Não nego a tristeza das mortes que,ao longo do anos,esse lunático(Osama)causou.Contudo,o que eu não consigo ignorar é o terrorismo de Estado norte-americano  durante toda a sua história.

2 comentários:

  1. Como você mesmo disse: nada é tão simples e belo quanto parece. Cabe a nós ter senso crítico para interpretar os fatos.

    _______________________________
    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fantástico cara, demais mesmo!
    Escreve um sobre a inquisição e o vaticano e eu faço reverências à você HUAHAHUUHAUH

    http://gabrielldomingues.blogspot.com/

    ResponderExcluir