quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

cultura sexual, tradição patriarcal e práticas sexuais no Rio de Janeiro.

A cultura sexual no Brasil contemporâneo é bastante marcada pelo seu passado cultural,apesar de mostrar algumas mudanças sociais. A tradição patriarcal, desde o tempo de Casa-Grande e Senzala, institui o homem, como símbolo de poder e dominação. Uma sociedade marcada por dicotomias como senhor versus escravo, nobreza portuguesa versus burguesia brasileira, não se diferenciava no campo sexual, gerando a dicotomia de homem versus mulher. Aquele representava, aliás, tinha o dever de representar, o domínio e vigor. Assim, desde o inicio de sua puberdade, o jovem menino ,filho do senhor, habituava-se a praticar sexo com as escravas como forma de reforçar seu suposto poder. Ao contrário disso, a mulher era extremamente presa e protegida com relação a sua sexualidade. As jovens não saiam desacompanhadas e tinham hábitos que mantinham seu recato e pureza “a salvo”.  Esta estrutura social tornou-se intrínseca ao pensamento brasileiro com relação a suas práticas sexuais.
 Atualmente, os homens logram nas academias de ginástica sua hipertrofia muscular a fim de que demonstrem seu vigor , sua masculinidade; quando saem em busca de diversão transformam os breves relacionamentos amorosos em uma forma de reafirmar-se ,quantificando, então, o valor de uma relação sexual, como mostra o texto “Geografia da night” de Maria Isabel Mendes de Almeida e Kátia M. de almeida. Já as mulheres,por sua vez, embarcam em programas de estética e cirurgias plásticas, com uma justificativa de aumentar sua auto-estima, como se fizessem para elas , sem objetivar ,estritamente, mudar seu corpo aos olhos da sociedade; entretanto pode-se dizer que ,na verdade,  buscam aceitação, rejuvelhecimento, (mesmo que a priori não se admita) no logro de adequar-se ao padrão de beleza para que ,desta maneirra, agradem aos homens e ,mormente, a opinião pública, como mostra o texto “ No universo da beleza: notas de campo sobre a cirurgia plástica no Rio de Janeiro” de Alexander Edmonds.
Assim , notadamente, no Estado do Rio de Janeiro, o corpo adquiriu um valor diferenciado, tornando-se uma insígnia, uma grife, um prêmio, citando o texto “ A Civilização das Formas: O Corpo como valor” de Mirian Goldenberg, que demonstra como o corpo transcendeu a forma física ganhando uma valoração símbolica nas relações sociais e sexuais, tendo em vista que funciona como um fator repressor ou glorificador. Além do mais, a figura da forma do corpo adquirindo valor é ,também, trabalhado no texto “Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo” de Richard Parker, quando fala-se da nomeclatura em que se costuma utilizar para denominar o orgãos sexuais masculino, representando imponencia, e orgãos sexuais femininos, representando fragilidade, trazendo a tona, a  ideia de que mantem-se muito presente a repressão da tradição patriarcal no inconsciente social em que , apesar de todas as conquistas sociais alcançadas pelas mulheres, há uma moralidade sexual dualista que oferece ao homem uma liberdade sexual,quase que sem restrição, enquanto que para a mulher há uma drástica limitação incorporada,implicita na raiz da cultura sexual brasileira,e,principalmente, carioca, que remete-nos aos “anos dourados”, décadas de 50,60,70 do século XX, uma época que era explicito a estima atribuida ao papel social da “moça de família”, e que,hoje, mantem-se implicitamente nas práticas sexuais.
Portanto,pode-se concluir que: a cultura sexual brasileira permanece ligada a estrutura dicotomica dos tempos em que tinha-se uma sociedade patriarcal, empíricamente observado, nas práticas sexuais cariocas,notadamente, em suas academias de ginástica,clinicas de estética,salas de cirurgias e “nights”.

Um comentário:

  1. infelizmente o corpo masculino é diferente do feminino e isso traz restrinções , por mais que queremos igualdade , precisamos respeitar as diferenças para sermos iguais.isso não quer dizer fazer as mesmas coisas que o outro faz... mas ter a mesma felicidade , o mesmo bem estar , o sentimento de ser ultil e de se tornar um ser humano melhor, independente de que sexo for. td regra á exessoes é claro.

    ResponderExcluir